quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Habilidade emocional

Lembrei-me da história de um menino que viu sua bola de gude dentro de um vaso de cristal e não conseguia tirá-la de lá. Como não sabia a diferença de valor entre o cristal e a bolinha, resolve quebrar o vaso por causa da bolinha.

E é assim o ser humano. Não vê o valor das coisas ou não tem a percepção do que precisa para ser feliz. Tem um horizonte para ser descortinado, mas as escolhas que faz ao longo da vida, o limita, o direciona, o restringe. Fica preso a coisas pequenas, a detalhes que não trazem felicidade e pouco significam na existência humana. Perdem a liberdade, o sonho, a amizade, um grande amor por ignorância, por falta de foco, de equilíbrio.

A habilidade consiste em manter a difícil tarefa viva de equilíbrio entre as obrigações da vida e os sonhos. A difícil tarefa de não se deixar contagiar pelas facilidades, nem pela opressão do pensamento negativo de algumas pessoas que não creem em nada e tentam impor que a melhor forma é mesmo viver sem responsabilidade.
A habilidade consiste em romper certezas e poderes absolutos. Sabe aquela sensação de liberdade de espírito? Onde ela ficou? A emoção trabalha com a liberação da pessoa humana. Ela é a busca do foco interior e exterior, de uma relação que não acaba no próprio ser mas no outro.

Há quem diga que felicidade não existe, há quem diga que felicidade é relativa...mas eu digo que quem não existe é o ser que parou de ver a humanidade e si mesmo como fruto de amor. Esse é cerne do mundo: AMOR.

Um comentário: