terça-feira, 23 de novembro de 2010

Theus : Deus da Guerra

Dificil de definir a palavra poder, pois dela vem a supremacia: um alija o outro; um vence, outro perde. Das guerras vem a sobrevivência. Mas sobre ti, Theus, coloco uma definição positiva a respeito de poder.

Tu dás o que o outro permite. Pois na tua existência está aquilo que definitivamente o outro quer. E, nesse tormento de fronteiras entre o real e o imaginário: há o querer é poder. Portanto só existe poder onde existe vontade.
Assim o poder depende do livre arbítrio de um indivíduo. Uma MULHER tem poder, pois faz escolhas, o sol no céu, brilhante, gigantesco, não tem poder, pois não quer nem escolhe nada — apenas existe.

Poder é uma força tão pessoal, subjetiva e quase intuitiva... se cessão. Não sou capaz como mera expectadora de tuas forças pensar antes em tirar-te o mais supremo dom e força que tens sobre mim.

Não rara é a situação em que me vejo sem saber onde buscar, ou em quem buscar ajuda para as dores da guerra do dia, da vida. Diante de uma dor, da rejeição, de uma traição, de alguma enfermidade, ou diante do intenso sofrimento diante de alguma perda; enfim, muitas vezes e de diversos modos a impotência faz questão de me visitar e levantar morada definita.

Sinto-me traída pela vida, Theus - e deixo-te a tarefa de poder. Porque sinto-me impotente ao ver que não posso diante da desordem de traição, de poder sobre o mais fraco, de traição sobre quem ama. No confronto do poder, perde sempre quem mais ama. Então fica para ti, a tarefa divina de recuperar-me!

Ainda que recupere a força, ainda que me coloques no lugar que sempre estive, no alto de mim, não tirarei de ti o posto do alto. Só quero que vejas que o poder que tens sobre mim, é algo que pode me resgatar.

Ana Cristina Fernandes

2 comentários:

  1. est magnifique, è magnifico, is magnificent


    relembra-me os iliacos gregos que em outrora falavam das necessidades da alma do ser "intimur meo"

    ResponderExcluir
  2. Dentre todos, esse foi o texto que escrevi com mais emoção e parece não compreendido.
    Theus...é a guerra nossa de todos os dias em tentar ser importante.

    Obrigada pelo comentário.

    ResponderExcluir